Aplicações dos Hidretos Metálicos

 

    Os hidretos metálicos podem ser utilizados em veículos automotivos e baterias eletroquímicas, mas atualmente a  maioria das pesquisas estão voltadas principalmente para sua utilização no armazenamento de hidrogênio.

                                 

    O hidrogênio tem sido apelidado por muitos de “energia do futuro” e é visto por alguns setores como a solução dos males energéticos do planeta. Ele tem a vantagem de ser um combustível não poluente,que apenas libera vapor da água na atmosfera. Apesar disso existem obstáculos que impedem que o hidrogênio entre de vez no mercado, como o seu armazenamento. E é para a resolução desse problema que os hidretos metálicos estão sendo utilizados.

 

    Os sistemas de armazenamento de hidrogênio através de hidretos metálicos, são baseados no princípio de que, alguns metais têm a capacidade de absorver o hidrogênio gasoso sob condições de alta pressão e temperatura.

 

    Esses metais, quando aquecidos e em baixa pressão, liberam o hidrogênio. Assim podemos dizer que eles funcionam como esponjas, que o absorvem e  o liberam.

 

    Os hidretos metálicos são considerados a opção mais segura dentre os outros métodos de armazenamento, já que o hidrogênio passa a fazer parte da estrutura química do metal e assim não precisa de altíssimas pressões ou de estar no estado criogênico (baxíssimas temperaturas) para operar.

 

Caixa de texto:

 

 

 

Hidreto metálico